“Se pudesse viver novamente a minha vida, trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser perfeito. Relaxaria mais. Seria mais tolo ainda do que tenho sido. Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério. Seria até menos higiênico. Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria em mais rios. Iria para lugares onde nunca fui, comeria mais gelados e menos sopa. Teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma destas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida. Eu fui uma destas pessoas que nunca viajava sem termômetro, botija de água quente, guarda-chuva e pára-quedas. Se voltasse a viver, viajaria mais leve. Se pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no princípio da primavera e continuaria assim até o fim do outono. Passearia mais na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente. Mas tenho 85 anos e sei que estou a morrer…”

Jorge Luis Borges

introANDRÉS OROZCO CHAVES

