Em Maio e Junho de 2012 frequentei um curso de Mindfulness, que me ensinou a respirar, a meditar e a ter maior consciência do presente. Mindfulness, também conhecida como atenção plena, é uma forma de estar presente a ti, aos outros e ao meio à tua volta a cada momento. É um estado de atenção natural – focado, presente e ciente – que possibilita manter o discernimento perante o que possa estar a acontecer, mesmo quando se trata de algo difícil.

Numa das sessões, o Professor pediu-me que escrevesse um poema sobre a minha experiência e encontrei-o agora:

“Os pensamentos chegam, permanecem por

breves instantes e desaparecem 

para um lugar distante.

O ruído como aliado, que permanece, 

e parte.

A respiração como vida,

prende-me aqui,

é intermediária do antes e depois,

é presente

é agora

Leva os pensamentos, ruídos, odores,

inquietações, receios, leva o passado

e o futuro, trás o presente

expandido,

ampliado, vivo!

Os ruídos são parte da envolvência,

o que me habita também

Mas quando fecho os olhos, e observo

o que estou a pensar e a sentir

Observo sem julgar

Inspiro pensamentos e sensações/emoções

Renovo-me pela respiração

Que me faz abrir os olhos e sentir os odores, as cores e luzes, presente!

tumblr_lrzc1535nS1qgsz78o1_500

